Há muito tempo estamos domesticando animais, pelo menos por 12 mil anos com o cachorro, e assim convivendo mais intimamante com outras espécies. Muito mais recentemente, a partir de Darwin e da Etologia no século XX, estamos estudando o comportamento dos animais bem de perto, o que permite um conhecimento mais intimo de suas habilidades. O engraçado é que agora que temos bem claro que somos animais primatas as continuidades entre humanos e outros animais não precisam mais ser escondidas. Não seria muito engraçado se descobríssemos que, assim como o animal humano, os outros animais sentem cócegas e dão risadas? Seria mais engraçado ainda, se pudessos fazer cócegas neles ouvindo suas gargalhadas assim como ouvimos as risadas humanas.
Pois exatamente isso que o neurocientista Prof. Jaak Panksepp investigou e conseguiu fazer em ratos. Intrigado com o comportamento dos ratos quando mauseados ele resolvou instalar um aparelho que torna audível os ultrasons emitidos por eles. A surpresa foi ouvir a risada dos ratos e perceber que eles realmente estavam gostando das cócegas. Vejam o vídeo.
Educação não-formal e divulgação científica brasileira e internacional sobre Ciência, Evolução e Comportamento Animal, especialmente o humano. Biologia, Etologia e Psicologia Evolucionistasão as disciplinas mais abordadas. Atualidades em Ciências, Biologia, Ambiente, Neurociências, Psicologia Cognitiva e Blogs de Ciência nacionais e internacionais estão disponíveis nos feeds abaixo. Adiante estão links interessantes sobre Psicologia Evolucionista; Neurociências, Cognição, Mente e Filosofia; Sociedades, Associações e Institutos Científicos; Evolução Biológica e Darwin; Divulgação Científica; Museus Científicos; e Sites de Personalidades Científicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário