

A Darwin Day Celebration se embasa na premissa de que a ciência, assim como a música, é uma linguagem internacional que fala a todas as pessoas de um modo similar. E que Charles Darwin é um símbolo tão importante do pensamento moderno a ponto de merecer nosso foco na elaboração de uma Celebração Global da Ciência e da Humanidade que promova uma ligação comum entre todas as pessoas da Terra.
Desde 1995, quando foi realizado o primeiro evento “oficial” na Stanford University (EUA) por iniciativa de Robert Stephens, instituições ou grupos de cientistas espalhados pelo mundo celebram o Dia de Darwin, um tributo à obra científica do naturalista inglês e, mais amplamente, uma forma de promoção da educação
Hoje a organização Darwin Day Celebration, conta com milhares de associados e incentiva, organiza e auxilia eventos públicos de divulgação da ciência em cerca de 13 países. As comemorações são realizadas sempre por volta do dia 12 de fevereiro. Os vários eventos programados para 2008 no mundo já estão disponíveis no DarwinDay.org.
No Brasil a primeira celebração do Dia de Darwin foi realizada em 2005 no Rio de Janeiro. Uma das cidades visitadas por Charles Darwin em vida durante a viagem do HMS Beagle e agora em morte com a Exposição DARWIN: Descubra o Homem e a Teoria que Revolucionou o Mundo, de 23 de janeiro a 13 de abril no Museu Histórico Nacional.
A escolha do Rio para a primeira celebração nacional do Dia de Darwin foi bastante apropriada, por conta da polêmica gerada pela adoção, nas escolas estaduais, do ensino do criacionismo. Aliás, a celebração do Dia de Darwin não é só uma afirmação da educação de ciência e da teoria evolutiva, mas também uma manifestação contra o movimento criacionista.

As palestras deste ciclo pretendem situar a vida e a obra de Charles Darwin e a sua influência não só sobre a biologia como também em outras áreas do conhecimento e na visão de mundo contemporânea. O Dr. Nelio Marco Vicenzo Bizzo, professor titular da USP, apresentará sua visão original sobre a importância da viagem do Beagle para Charles Darwin onde os Andes aparecem como protagonistas dessa história no local comumente atribuído às ilhas Galápagos.
Essa iniciativa das gravações on line é simplesmente incrível. Aliás, toda a iniciativa brasileira envolvendo o Dia de Darwin desde a pioneira do Rio tem como principais idealizadores e organizadores os pós-graduados pelo Museu de Zoo: Maria Isabel Landim e Cristiano Moreira. Os mesmos que participaram como coordenadores científicos da Exposição Darwin no MASP. Eles estão de parabéns por todas as iniciativas e espero que a dedicação e empolgação deles inspire muitos outros profissionais a realizar muitos eventos, principalmente no ano que vem – 2009 - o ANO DA BIOLOGIA.

Pela manhã: 11h - palestra com Nelio Bizzo (FEUSP) - "A teoria hereditária de Darwin".
Pela tarde: 14h - mesa-redonda
Mário de Pinna - "Padrões na natureza e a teoria evolutiva."
Mário de Vivo - "Biogeografia e a teoria evolutiva."
Hussam Zaher - "Tempo geológico e a teoria evolutiva."
A palestra e a mesa-redonda serão transmitidas pela internet, através do serviço de IPTV da USP. Perguntas aos palestrantes podem ser encaminhadas para o email: darwin.mzusp@gmail.com (colocar "pergunta" no assunto do e-mail).
Paulistanos esse evento é imperdível! Afinal o que são 1,99 Reais por 1,99 centenas para Darwin. Aproveitem o Dia de Darwin no Rio de Janeiro e
Nenhum comentário:
Postar um comentário