sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

2009 o "ANO DA BIOLOGIA"

O ano de 2005 foi considerado pela UNESCO como o "Ano Mundial da Física" em comemoração aos trabalhos de Albert Eisten publicados em 1905. Pelo mundo todo houve comemorações e tributos. Uma ampla variedade de eventos bem sucedidos permitiram que o entusiasmo dos físicos contagiasse muitas platéias diferentes ao longo do mundo.

Será que a Biologia tem alguma data assim tão cientificamente importante? Mas é claro que sim!

Darwin nasceu em 1809 e 50 anos depois publicou "A Origem das Espécies" em 1859. O livro que se esgotou no dia de seu lançamento é tão importante que ganhou em 2006 até um biografia própria.

Em "A Origem das Espécies de Darwin - Uma Biografia" a autora Janet Browne mostra como A Origem das Espécies pode reivindicar para si o papel de maior livro científico já escrito no mundo.

A revolução darwinista é ao mesmo tempo científica e filosófica, e uma não poderia ter ocorrido sem a outra. Foram os preconceitos filosóficos dos cientistas, mais do que a falta de evidências científicas, que impediu de ver como a teoria poderia realmente funcionar. Mas esses preconceitos com relação à filosofia que tinham de ser eliminados possuíam raízes profundas demais para ser deslocados pelo simples brilhantismo filosófico. Foi preciso um irresistível desfile de fatos científicos obtidos com muita dificuldades para forçar os pensadores a levarem a sério a nova perspectiva proposta por Darwin.

Quase todo componente do sistema de crenças do ser humano moderno é afetado, de alguma maneira, por uma ou outra das inovações conceituais de Darwin. Sua obra como um todo é o fundamento de uma nova filosofia da biologia, que se desenvolve rapidamente. Não pode haver dúvida de que a maneira de pensar de toda pessoa ocidental moderna foi profundamente afetada pelo pensamento filosófico de Darwin. Então, não existe forma melhor de reconhecer a extraordinária contribuição de Charles Robert Darwin para a ciência moderna do que fazermos do ano de 2009 o "ANO DA BIOLOGIA".

Além disso, algo que poucos lembram, mas 1809, o ano em que Darwin nasceu, é a data da publicação do "Filosofia Zoológica", o livro em que Jean-Baptiste Lamarck apresentou sua teoria da evolução. Lamarck é muito injustiçado atualmente, pois ficou conhecido como o homem que errou a teoria da evolução. Mas foi Lamarck quem começou a usar o termo “Biologia” para designar a ciência que estuda os seres vivos e foi ele também que fundou os estudos de paleontologia dos invertebrados. Ele foi uma dos principais transformistas que defendiam que os seres vivos mudam ao longo do tempo, evoluem. E assim como Darwin ele também tem uma data de vida relacionada à data de publicação de seu livro, pois Lamarck morreu em 1829.

Então em 2009, Darwin fará 200 anos, o "Origem das Espécies" fará 150 anos, o "Filosofia Zoológica" fará 200 anos e Lamarck fará 180 de falecimento. Simplesmente é motivo de sobra para fazermos de 2009 um excelente oportunidade para promover exposições, cursos, congressos, palestras, publicações, blogs e outras atividades relacionadas com a Biologia, sua história e filosofia.

A Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia está convidando todos seus associados, historiadores, educadores e demais organizações para somar esforços para fazer do ano de 2009 o "ANO DA BIOLOGIA". E ela se empenhará, colaborando com outras entidades, para desenvolver um grande número de atividades comemorativas ao longo de 2009 de maneira que biologia evolutiva possa ser entendida de forma adequada como parte do conhecimento científico da atualidade.

Peço para que todos aqueles seres vivos, cientistas, filósofos, historiadores, professores, alunos, principalmente aqueles dos centros acadêmicos somem esforços para divulgar e biologizar o ano de 2009. Que já é no ano que vem!!! E que não existem mobilizações nem manisfestações nesse sentido, além da Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia.

E para aqueles que acham que temos muito tempo é bom lembrarmos que nesse 2008 que acabamos de começar vamos comemorar 150 ano que Charles Lyell e Joseph Dalton Hooker fizeram com que o artigo de Darwin e Wallace fosse apresentado no encontro da Sociedade Linnaeana em 1858. Justamente o artigo que apresentou ao mundo a Teoria da Seleção Natural. É bom já irmos esquentando as velinhas de comemorações.

7 comentários:

Anônimo disse...

O que está a ser feito e o que podemos fazer em portugal, para aumentar a pressão

Unknown disse...

Este blog é nota 10 !!

parabens ao colega biólogo.

abraços
Marcelo Hermes-Lima

Marco Antônio Corrêa Varella disse...

Caro colega de Portugal, bem vindo ao MARCO EVOLUTIVO!
Na página da Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia eles não especificaram muito o que devemos fazer para que o ano de 2009 seja institucionalizado o ANO DA BIOLOGIA. Mas eles falaram em somar esforços em divulgar a proposta e propor eventos. Tente ver se tem uma associação de fiolosofia e história da bio por aí ou contactando os conhelhos federais de Biologia.
Abraço!

Marco Antônio Corrêa Varella disse...

Olá Marcelo Hermes-Lima,
Muito obrigado pelos elogios!!
Seu Blog Ciência Brasil também é show de bola! Continue assim!
Abraços!

Anônimo disse...

Uma informação. A Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia (ABFHiB) encaminhou a proposta do "Ano Internacional da Biologia" a dois organismos internacionais, a International Union of Biological Sciences e a International Union of History and Philosophy of Science, que aprovaram a iniciativa. No entanto, quando ia foi encaminhada a proposta para a Unesco, a resposta recebida foi que 2009 já havia sido declarado o "Ano Internacional da Astronomia" (os astrônomos foram muito mais rápidos). Assim, o "Ano Internacional da Biologia" conta com o apoio da IUBS e da IUHPS, mas não da Unesco. Tanto a ABFHiB quanto outras instituições vão organizar eventos relativos a Darwin, mas não existe uma centralização de tudo, como deveria haver.

Marcelo Rigoli disse...

Muito bom o teu blog cara!
Além do que genial a matéria acima.
Ano que vem há promessa do Reitor aqui da PUCRS de se realizar um grande evento emcima disso.
Lhe passo mais informações assim que souber.

Abraços!

Anônimo disse...

Sou do centro acadêmico de Biologia do curso daqui da Universidade Federal do Pará e vou me esforçar junto com meus colegas para esta data não passar em branco.

Abraços