domingo, 24 de fevereiro de 2008

2009 - Sua cabeça estará em Darwin ou nas estrelas?



Apesar do recente eclípce total da lua ter deixado muitos com a cabeça nas estrelas (inclusive eu), o MARCO EVOLUTIVO está engajado a fazer com que as pessoas fiquem com a cabeça em Darwin. Fico feliz que um texto deste site intitulado 2009 o "ANO DA BIOLOGIA" atraiu a atenção do Administrador da Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia. Ele veio nos dar uma informação e trouxe duas boas notícias e outra desanimadora.



As boas são que a Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia (ABFHiB) encaminhou a proposta do "Ano Internacional da Biologia" a dois organismos internacionais, a International Union of Biological Sciences e a International Union of History and Philosophy of Science, que já aprovaram a iniciativa. Agora o movimento ganha força internacional. Força que só cresce se incluírmos os eventos e festividades internacionais programadas para 2009, como o DARWIN 200 e o Darwin 2009, eventos dos quais ainda vamos falar muito.




No entanto, a má notícia é aquela que Darwin não gostaria muito de ler: quando a proposta foi encaminhada para a UNESCO, a resposta recebida foi que 2009 já havia sido declarado o "Ano Internacional da Astronomia". Ou seja, toda a velocidade de guepardo dos biólogos para encaminhar a proposta não foi pário para a velocidade da luz dos astrônomos. Segundo a UNESCO, o ano de 2009 celebrará a Astronomia e suas contribuições para a sociedade e a cultura globais. Destacará os méritos da ciência e seus métodos. As Nações Unidas elegeram 2009 o Ano Internacional da Astronomia (IYA 2009), e designou a UNESCO a agência líder nas comemorações.





Completamente louvável, pois é sempre bem vinda comemorações que destacam os méritos e métodos da ciência. Ainda mais da Astronomia uma das mães das ciências. Assim, muitos finalmente entenderão de uma vez por todas que Astronomia não é astrologia! Porém, a própria UNESCO não justificou a escolha. Ao passo que para o "Ano Internacional da Biologia" temos justificativas mais do que solenes, temos os 200 anos de Darwin, os 150 anos do "Origens das Espécies", os 200 anos do "Filosofia Zoológica" de Lamarck e os 180 anos de falecimento de Lamarck.



E pensar que tem físico aplicando a Seleção Natural ao Universo inteiro. Em que os buracos negros, sugando matéria, seriam como gametas cósmicos se preparando para um Big-Bang próximo. Como o nosso universo surgiu por um Big-Bang, o físico Lee Smolin, propôs que os Universos com mais chances de existir na competição com outros Universos no imensurável Multiuniverso seriam aqueles com mais buracos negros. Pois deixariam mais descendentes com essas caracteristicas: maior número de buracos negros. Espero que alguns astrônomos e físicos, seres com uma excelente noção para medidas exorbitantemente gigantescas, reconheçam a imensidão abrangida pelas idéias de Darwin.



Darwin, mesmo abatido, vai ter todas as comemorações que lhe cabem. Tanto a Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia (ABFHiB) quanto outras instituições vão organizar eventos relativos a Darwin e ao Origens das Espécies. É o caso da São Paulo Research Conference que já está com data marcada. Em agosto, nos dias 20, 21 e 22 de 2009 realizará o evento: Darwin e "A origem das Espécies", 150 anos depois. Mas ao contrário da Teoria de Evolução, que centraliza tudo dando sentido na Biologia, nas comemorações de 2009 não existá uma centralização de tudo, "como deveria haver" - ressalta o Administrador da ABFHiB.



Então, o "Ano Internacional da Biologia" conta, por enquanto, com o apoio da International Union of Biological Sciences e da International Union of History and Philosophy of Science, mas não da UNESCO nem da Nações Unidas. Que definitivamente não tem a cabeça em Darwin mas sim nas estrelas.

Um comentário:

Dennis Weaver disse...

Olá. Sou astronômo e estou engajado no ano internacional da Astronomia. A UNESCO escolheu 2009 por conta das primeiras observações telescopicas de Galileu em 1609. Pessoalmente me interesso pela teoria da evolução e já comecei um trabalho de divulgação em PPT sobre o naturalismo na ciência abordando tanto a Astronomia como a biologia.Acho importantissimo divulgar as comemorações da edição da "origem das especies"e de minha parte vou modestamente inclui-las nas manifestações do IYA2009. Abraço e continue com esse blog.