domingo, 16 de março de 2008

Lamarck e a Evolução da Sociedade


Continuamdo em clima de Carnaval de Ciência sob o tema Lamarck venho conectar essa nossa discussão com uma acadêmica muito semelhante que aconteceu ano passado e vai continuar esse ano.


Trata-se do Ciclo "Evolução Darwiniana e Ciências Sociais". Uma realização do Instituto de Estudos Avançados e do Núcleo de Economia Socioambiental (Nesa) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP. A coordenação coube a José Eli da Veiga, coordenador do Nesa.


Esse ciclo contou com 8 seminários sempre com dois debatedores trazendo sua especificidade e seu ponto de vista para a questão se a evolução cultura e econômica seria Lamarckiana ou não. O ciclo teve debates mensais, sempre com mesas híbridas (um pesquisador das ciências naturais ao lado de outro das sociais). A intenção foi que o conjunto de debates permitisse estabelecer uma espécie de "estado da arte" no âmbito das implicações do darwinismo para as ciências sociais (e não apenas para a economia).


Participaram como palestrantes os professores Ricardo Waizbort, Carlos Alberto Dória, Eleutério Prado, Cristina Possas, Eduardo Ottoni, Eliane Sebeika Rapchan, Marcelo Tsuji, Mario de Vivo, Alessandro Barghini, João Luiz Pondé, Eduardo Neves, Diogo Meyer, Mario Luiz Possas e Walter Neves.


Vídeos

O melhor de tudo é que as gravações em vídeos de todos os seminários do ciclo e os textos de referência de várias das exposições estão disponíveis no site do IEA. Mesmo se você perdeu pode assistir tudo inclusive as perguntas.


O balanço escrito das discussões ocorridas no Ciclo "Evolução Darwiniana e Ciências Sociais", encerrado no dia 22 de novembro, estará no site do IEA em breve.

4 comentários:

Patola disse...

Marco, sei que é totalmente offtopic, mas não consigo de jeito nenhum me inscrever no seu feed http://marcoevolutivo.blogspot.com/feeds/posts/default - Ele fica redirecionando o tempo todo pro mesmo arquivo. O wget pode te mostrar mais ou menos o que acontece:

--02:22:43-- http://marcoevolutivo.blogspot.com/feeds/posts/default
=> `default'
Resolving marcoevolutivo.blogspot.com... 72.14.207.191
Connecting to marcoevolutivo.blogspot.com|72.14.207.191|:80... connected.
HTTP request sent, awaiting response... 302 Moved Temporarily
Location: http://marcoevolutivo.blogspot.com/atom.xml [following]
--02:22:44-- http://marcoevolutivo.blogspot.com/atom.xml
=> `atom.xml'
Reusing existing connection to marcoevolutivo.blogspot.com:80.
HTTP request sent, awaiting response... 302 Moved Temporarily
Location: http://marcoevolutivo.blogspot.com/atom.xml [following]
(...)

E fica assim pra todo o sempre. Sabe o que acontece?

Marco Antônio Corrêa Varella disse...

Calma Patola! Vou me informar melhor sobre o que está acontecendo! Em todo caso o URL do meu feed é http://marcoevolutivo.blogspot.com/atom.xml
Tente apenas colar esse endereço onde vc gostaria ver meu feed:netvibes,blogspot etc.
assim que descobrr outra saída te aviso.
Abraço e obrigado pelo interesse!
Marco

Patola disse...

Então, mas foi justamente esse que eu pus... marcoevolutivo.blogspot.com/atom.xml -- ele fica redirecionando pra si mesmo. No Google Reader funciona, mas no liferea e akregator não.

Marco Antônio Corrêa Varella disse...

Patola acho que descobri! O lance é que alguns lugares não estava lendo o atom.xml do meu blog, então basta colocar http://marcoevolutivo.blogspot.com/feeds/posts/default
Pelo menos no universo do netvibes agora funciona com esse endereço!
Abraço
Marco