quarta-feira, 5 de março de 2008

Descobrindo a Árvore da Vida - Palestras no Rio


Todos sabemos que a Exposição Darwin: Descubra o Homen e a Teoria que Mudaram o Mundo está na Rio de Janeiro, visitando sua segunda cidade brasileira e Darwin visitando o Rio pela segunda vez. A Exposição Darwin do MASP teve 175 mil visitantes e 70 mil estudantes da rede pública e privada participaram do programa educativo. Seu Relatório de Atividades já está disponível no site da exposição.



O que nem muitos sabem é que o Brasil é o único país em que, paralelamente às Exposições DARWIN, ocorrem dois ciclos de palestras: o Infinitas Formas, que trata da temática da biodiversidade, e o Descobrindo a Árvore da Vida, que trata da vida e obra de Charles Darwin, sua influência nas diversas áreas do conhecimento e na visão contemporânea de mundo.

As palestras do ciclo Descobrindo a Árvore da Vida no MASP foram espetaculares, pois contou com pesquisadores brasileiros renomados. Mas infelizmente não foram capazes de lotar o auditório do MASP. Talvez por falta de divulgação, já que o conteúdo de ambos os ciclos fica escondido no ramo eventos culturais da árvore do site da Exposição.


Então, para que muitos cariocas não deixem passar essas oportunidades únicas e de graça, aí vão as palestras desse ciclo na exposição do Rio de Janeiro. Que ocorrem na livraria Travessa no Shoping Leblon, nas quintas-feiras às 20h.



Amanhã dia 06/03 será a palestra "Padrões na Natureza: uma visão evolutiva" com o professor Mário de Pinna - pesquisador Associado do American Museum of Natural History e da Smithsonian Institution. Esta já está esgotada garanta a sua reserva. Quinta-feira às 20h.




Dia 13/03 será a palestra "Três viajantes e a Teoria da Evolução" com o Armando Bittencuort Vice-Almirante Engenheiro Naval da Reserva. Diretor do Patrimônio histórico e Cultural da Marinha. Quinta-feira às 15h.









Dia 19/03 será a palestra "Darwin e a Seleção Sexual" com o biólogo, mestre e doutor em Letras Ricardo Waizbort que trabalha na Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz. Esta será numa quarta-feira às 20h e também já está esgotada é melhor correr nas reservas.






Dia 27/03 será a palestra "Aquecimento Global e a Consciência no Século XXI" com o professor Sérgio Vianna do Departemento de Economia da PUC-RIO. Quinta-feira às 20h.


Dia 03/04 será a palestra "Evolução Diante dos Nossos Olhos" com Paulo Buss especialista em corrida armamentista entre nosso sistema imunológico e os micro-organismos.





Dia 10/04 será a palestra "A Biologia Ajuda
na Compreensão do Comportamento Humano?" com o professor Titutlar César Ades, Psicólogo e Etólogo da Psicologia Experimental da USP e Diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP.



Todas as palestras são da alto nível e o melhor é que são abertas ao público interessado, nós!

2 comentários:

Atila Iamarino disse...

fica acertado:
http://transferenciahorizontal.blogspot.com/2008/03/o-carnaval-de-evoluo.html

Unknown disse...

Árvore da Vida.